preloaderlogo Por favor, aguarde!

Andrés Perilla

Andrés Perilla

Responsible investment and sustainable business specialist, Bancolombia Group

Antonio Joaquim de Oliveira

Antonio Joaquim de Oliveira

Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores, Duratex

Mestre em Planejamento e Economia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com cursos de extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e em Finanças e Planejamento Estratégico pela Wharton Business School.

Na Duratex sua trajetória foi: Gerente de Controladoria e Planejamento Florestal, Gerente Executivo de Suprimentos e Produtos de Madeira Sólida, Gerente Executivo, Diretor Executivo Florestal, Diretor Executivo da Unidade de Negócios Painéis.

Atualmente, Presidente da Duratex, eleito em abril de 2013.

Tem como hobbies: Mergulho, Tênis, História e Literatura.

Eliane Lustosa

Eliane Lustosa

Diretora da Área de Mercado de Capitais do BNDES

Doutora em Finanças pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC – Rio (1996 – 2004), com a tese Governança Corporativa e o Papel dos Investidores Institucionais, é mestre em Economia pela PUC, onde também se graduou em 1986. É membro da Câmara de Arbitragem do Mercado da BM&F Bovespa, conselheira do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado, ou IIRC na sigla em inglês).

Sócia-diretora da Triscorp Investimentos, de 2009 até ser nomeada diretora do BNDES, foi CFO da LLX Logística (2007 – 2009), vice-presidente de Finanças e Controle da Abril SA (2005- 2007); diretora executiva Administrativa e Financeira da Globex Utilidades (2004 – 2005); e diretora financeira e de investimentos do Fundo de Pensão dos Funcionários da Petrobras – Petros - (1999 – 2003).

Sua experiência no setor público inclui o Departamento de Proteção e Defesa Econômica, onde foi diretora, e a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (1997 – 1999). Entre 1990 e 1993 atuou como pesquisadora do BNDES, no âmbito do convênio com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Fábio Lacerda Carneiro

Fábio Lacerda Carneiro

Chefe Adjunto, Banco Central do Brasil

Fábio Lacerda Carneiro é economista e servidor do Banco Central do Brasil desde 1994. Atualmente é Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária (Desup), em São Paulo. É Mestre em Finanças pela EAESP/FGV, Especialista em Economia do Setor Bancário pela FEA/USP e atuou como Research Fellow no Weatherhead Center for International Affairs, da Universidade de Harvard (USA).

Haroldo Levy

Haroldo Levy

Coordenador, CODIM

Certificado de Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal – IBGC.

 CNPI – Certificado Nacional de Profissionais de Investimento - APIMEC.

 Conselheiro Fiscal – CIELO S.A.

 Criador e Coordenador do CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado, sendo relator em vários pronunciamentos.

 Membro da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado / IIRC, coordenando as Relações Institucionais do GT2 - Comunicação.

 Ex-Membro da Comissão de Comunicação do IBGC e da sua subcomissão para a coordenação e relatoria do Caderno “Governança Corporativa e Boas Práticas de Comunicação”, além de outros papers.

 Ex-Coordenador do Grupo de Estudos – Notas Explicativas (CODIM/CPC) que deu origem ao OCPC 07.

 Medalha Ernani Calbucci da Ordem do Mérito Contábil – CRC SP e os Prêmios “Analista de Valores Mobiliários” pela APIMEC SP e pela APIMEC NACIONAL.

 Ex-Vice coordenador de Relações Institucionais e um dos criadores do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

 Um dos criadores e estruturador da FACPC – Fundação de Apoio ao CPC, da qual foi Diretor Administrativo e de Relações Institucionais.

 Ex-Presidente Executivo e do CA da APIMEC-SP e membro do CA da APIMEC Nacional.

José Alexandre Vasco

José Alexandre Vasco

Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários

Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários desde setembro de 2005, tendo ingressado em 1997 como Inspetor. Na Autarquia, foi Superintendente Administrativo-Financeiro (2001-2004) e atuou na Assessoria Econômica. Em sua gestão, a CVM lançou o portal do investidor (www.investidor.gov.br), o ambiente virtual de aprendizagem (e-learning) e o CVMEducacional, canal integrado de educação financeira nas mídias sociais (Twitter, YouTube, Facebook e Linkedin), entre outras iniciativas. Foi coordenador do grupo de trabalho instituído pelo COREMEC que redigiu a minuta de estratégia nacional de educação financeira (2007-2009), tendo coordenado, no âmbito da iniciativa, o projeto piloto de educação financeira nas escolas (2009-2011). Como representante da CVM, coordenou a primeira Semana ENEF (www.semanaenef.gov.br).

É coordenador do Comitê Consultivo de Educação da CVM (http://www.comitedeeducacao.cvm.gov.br/), instituído pela Deliberação CVM nº 498/06, que desenvolve ações junto a professores universitários, jornalistas e magistrados. Também coordena o Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM, estabelecido pela Deliberação CVM nº 720/14 (http://pensologoinvisto.cvm.gov.br/), organizando, desde 2013, a Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor. É membro Suplente da CVM no Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e titular no Grupo de Apoio Pedagógico (GAP), instituídos pelo Decreto nº 7.397/10). Na Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO), desde janeiro de 2016 é o Presidente do “Committee on Retail Investors (Committee 8)”, comitê permanente de políticas voltado à proteção do investidor de varejo, atualmente com 36 jurisdições. É membro da Rede Internacional de Educação Financeira (INFE) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 2008. É o ponto focal do Centro CVM/OECD de Educação e Letramento Financeiro para América Latina e Caribe, instituído em 2016.

Mestre e Bacharel em Direito pela UERJ, possui MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela FGV/RJ. É Bacharel em Ciências Navais (Escola Naval).

Marcel Barros

Marcel Barros

Diretor de Seguridade – Caixa de Previdência do Banco do Brasil – PREVI

Membro do Conselho da Vale S.A.

Membro do Conselho do Principles for Responsible Investment – PRI

Secretário Geral CONTRAF CUT

Auditor Sindical Banco do Brasil

Coordenador Rede Internacional Trabalhadores do Banco do Brasil - UNI- Global Union

Conselheiro Deliberativo (eleito) CASSI

Coordenador Comissão de Negociação dos Funcionários do Banco do Brasil – CONTRAF CUT

Conselheiro Fiscal – suplente (eleito) CASSI

Secretário de Bancos Federais FETEC CUT-SP

Presidente Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista

Marcelo Seraphim

Marcelo Seraphim

Coordenador-Geral de Orientação Previdenciária

Marcelo Seraphim é Especialista em Previdência Complementar e Coordenador-Geral de Orientação Previdenciária Substituto na Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc. Tem atuado há cinco anos em áreas como Monitoramento de Investimentos, Projetos Especiais e Licenciamento no órgão de supervisão dos fundos de pensão.

O profissional tem contribuído ativamente para a inserção da agenda da sustentabilidade na regulação do mercado, em parceria com as Nações Unidas e o PRI – Principles for Responsible Investments.Com 20 anos de experiência nas áreas de gerência de negócios, planejamento estratégico e finanças de multinacionais, Marcelo é MBA e Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo e Mestre em Gestão Pública pela Columbia University.

Marco Saravalle

Marco Saravalle

Analista de Investimentos da XP

Trabalhando há mais de 13 anos no mercado financeiro é analista de investimentos certificado (CNPI) desde 2008. Passou anteriormente pela Fator Administração de Recursos, GrandPrix, Coinvalores, Socopa e Citibank. Atual diretor adm/financeiro da Apimec Nacional e membro do comitê de Educação da CVM. Graduou-se em Ciências econômicas pela PUC-SP e pós-graduação em Mercado de Capitais pela Fipecafi/USP

Maria Eugênia Buosi

Maria Eugênia Buosi

Sócia, RESULTANTE Consultoria Estratégica

Maria Eugênia Buosi é economista, graduada pela UNICAMP e mestre em finanças USP. Atuou no mercado de capitais, como gestora de fundos de ações e especialista em investimentos responsáveis. É sócia-fundadora da Resultante Consultoria Estratégica, escritório de consultoria especializado na integração da sustentabilidade à estratégia e práticas de gestão de corporações e instituições financeiras. Também é docente das disciplinas de Finanças Sustentáveis no B3 Educação (ex-Instituto Educacional BM&FBOVESPA).

Marina Procknor

Marina Procknor

Sócia - Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados

Atua com transações cross-border, incluindo operações de private equity, joint ventures, financiamentos e securitização. Assessora instituições financeiras e investidores na formação e capitalização de veículos de investimento e operações de financiamento, aquisição e alienação, incluindo hedge, private equity, imobiliário, distressed assets, entre outros. Em 2013 foi reconhecida pelo Latin Lawyer como uma das mulheres mais inspiradoras do mercado jurídico na América Latina. Também apoia iniciativas de negócios sociais e investimentos de impacto por meio de seu trabalho pro bono para Muhammad Yunus.

Mauro Cunha

Mauro Cunha

Presidente da Amec

Mauro Rodrigues da Cunha é Presidente da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – desde abril de 2012. Anteriormente, foi responsável, desde 2010, pela área de renda variável da Opus Gestão de Recursos, empresa que administra aproximadamente R$ 2 bilhões em fundos de investimento no país. Antes disso, foi sócio sênior da Mauá Investimentos, também com responsabilidade sobre os fundos de renda variável (2007-2010).

Foi Diretor de Investimentos da Franklin Templeton Investimentos (Brasil) Ltda, e de sua antecessora, a Bradesco Templeton Asset Management (BTAM), desde Agosto de 2001. A BTAM era uma joint venture entre o Banco Bradesco – maior instituição financeira privada da América Latina – e a Franklin Templeton - uma das maiores gestoras de recursos dos Estados Unidos, tendo sido absorvida por esta última em julho de 2006. A BTAM especializou-se na administração de fundos ativos em governança corporativa, tendo atingido R$ 800 milhões em ativos administrados.

Antes de se juntar à BTAM, o Sr. Cunha era sócio da empresa Investidor Profissional, e membro do Comitê de Investimento do principal fundo daquela instituição, o IP-Participações. Ele também registra passagens pela Morgan Stanley Asset Management, Deutsche Morgan Grenfell, Bank of America Latin American Private Equity e Banco Pactual.

Atuou como Presidente do Conselho de Administração do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa de 2008 a 2010. Participou do conselho daquela Instituição por sete anos. Além disso, tem participado ativamente de discussões sobre governança corporativa e reforma do mercado de capitais no Brasil, e participou de conselhos de administração e fiscal de diversas empresas de capital aberto.

Detém a designação CFA desde 1997, além de um MBA pela Universidade de Chicago. Ele se formou em Economia pela PUC-RJ.

Patricia Queiroz

Patrícia Queiroz

Gerente de Análise de Investimentos

Patrícia Queiroz é responsável pela gerência de análise de investimentos da Real Grandeza, sendo a entidade um dos maiores investidores institucionais no Brasil. Possui experiência de mais de 20 anos na área de análise de investimentos. A Sra. Queiroz é economista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduada em Análise de Investimentos pela EPGE - FGV-RJ. Também participou do programa "Strategic Investment Management" na London Business School.

Raquel Costa

Raquel Costa

Analista ESG, BRAM - Bradesco Asset Management

Mestranda em Administração de Empresas com foco em Finanças pela FEA-USP, bacharel em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, foi monitora dos cursos Gestão para Baixo Carbono e Master em Gestão de Sustentabilidade, ambos FGV-EAESP e bolsista do curso Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Ciências da Vida pela Universidade Jiao Tong de Xangai na China. Atuou no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), no Banco Real ABN Amro, Visão Sustentável Consultoria, Rabobank Brazil e Quintessa Consultoria. Atualmente é analista ESG na BRAM – Bradesco Asset Management, tendo já atuado como analista de crédito.

Renato Tucci

Renato Tucci

Senior Portfolio Manager na Itaú Asset

Com mais de 16 anos de experiência nos mercados financeiro e de capitais, passou pelo banco BBA Creditanstalt e pelo Itaú BBA. É formado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), tem mestrado em Modelagem Matemática em Finanças pela USP (Universidade de São Paulo) e possui MBA em derivativos.

Ricardo Martins

Ricardo Martins

Presidente, APIMEC Nacional

Economista pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo (1986); diversos cursos de especialização; no mercado de capitais desde 1986; Analista de Valores Mobiliários (CNPI) credenciado pela Apimec Nacional; registrado no Corecon SP e na Ordem dos Economistas do Brasil (OEB). Iniciou carreira de Analista no BBI (1986/1989), Itaú (1989/1996) e Souza Barros (1996/2006).

Na Planner desde 2007 foi analista chefe, assumiu área de projetos especiais junto a superintendência em 02/2011 e o departamento econômico em 02/2014. Presidente da Apimec Nacional (2017/2018), Presidente da Apimec SP (2013/2016), VP (2009/2012), Diretor de relações com empresas (2005/2008); VP De Assuntos Técnicos da OEB (2012/2017), Conselheiro Suplente do Corecon SP (2014/2016). Desde 2010 coordenador do CCA - Comitê Consultivo do Analista para a Autorregulação (ICVM 483).

Membro do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, Membro da Comissão ABRASCA Relatório Anual. Eleito Melhor Analista em 2008 por grau de acertos / melhor equipe de análise pelo ranking do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas e Consultoria Thomson Financial para o Guia Exame; prêmio 10 melhores analistas em 2009 pela Agência Estado. Em 2014 eleito Conselheiro Fiscal efetivo da Cielo.

Ricardo Zibas

Ricardo Zibas

Sócio Diretor da KPMG

Sócio Diretor da KPMG, responsável pela área de sustentabilidade no Brasil e América Latina. Arquiteto e Urbanista formado pela USP com especialização em Gestão Ambiental (POLI/USP) e pós graduação em administração de empresas pela FGV e Fundação Dom Cabral. Atua na área há 15 anos, com foco em soluções estratégicas para os setores de energia, mineração, agronegócio e manufatura. Palestrante nos eventos de mudanças climáticas das Nações Unidas (UNFCCC) desde 2006.

Rob Lake

Rob Lake

Sócio, Rob Lake Advisors

Founder, Authentic Investor; Executive Coach Rob Lake works in the interconnected areas of sustainability, investment and people. Within the financial system, Rob helpsinstitutional investors shape their strategy to respond to the challenges of sustainability and long-term investment, ensuring that it is anchored in their purpose and values as organisations. As an independent consultant he has worked with investors in Australia, Canada, Iceland, the Netherlands, Norway, Sweden, Singapore, the UK and the US. He has also been an advisor to UNEP and the OECD.

Rob is the founder of Authentic Investor, an initiative to reconnect values and value in investment and finance. Authentic Investor holds events to enable people to re-discover what is most important to them and to explore ways to reflect this more fully in their work. Rob also works as an executive coach to support people in responsible investment, corporate sustainability and other roles, at all levels in organisations, to achieve their full potential, bring their whole selves to work and be who they really want to be.

Roberto Sousa Gonzalez

Roberto Sousa Gonzalez

Diretor da Bússola Governança - Consultoria & Treinamento

Autor do livro "Governança Corporativa - O Poder de Transformação das Empresas". Administrador de empresas com MBA em Mercado de Capitais na USP. Associado ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), onde é membro das Comissões: de Governança em Cooperativas e de Estudo de Sustentabilidade Empresarial. É professor da Trevisan Escola de Negócios nas disciplinas “Governança Corporativa e Sustentabilidade Empresarial” e “Estratégia Competitiva”. Também atua como professor na Fipecafi e Fecap, com a disciplina de "Governança Corporativa".

Ministra cursos in company sobre temas como “Abertura de Capital”, “Conselho de Administração” e “Governança Cooperativista”. Membro desde 2006 do conselho do Fundo Ethical da Santander Asset Management, que utiliza critérios de Governança e Sustentabilidade para escolher as companhias para compor a carteira de investimento. Foi membro do Conselho Curador da Fides (Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social) e, desde seu início, até fevereiro de 2009, fez parte do Cise (Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BM&FBovespa. Foi conselheiro de algumas instituições de capital fechado. Desenvolveu treinamento e consultoria para organizações na implantação de políticas: de governança, transações com partes relacionadas, alçada e delegação de autoridade e sustentabilidade; revisão estatutária com as boas práticas de governança; estruturação e atuação de Conselhos de Administração e seus comitês; elaboração de regimentos e definições de funções dos agentes de governança; acompanhamento das RCA – Reuniões do Conselho de Administração; critérios de avaliação de conselheiros; elaboração de perfil desejado de conselheiro externo independente entre outros.

Atuou no Mercado de Capitais onde a pressão por Governança é maior, inclusive no XVI Congresso da Abamec, atual Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) ficou em 1° lugar no Concurso de Monografias, defendendo uma maior prestação de contas e transparência das Companhias. Por este trabalho foi reconhecido pelos profissionais de investimento do estado de São Paulo com o Prêmio Destaque do Mercado de Capitais na categoria profissional de investimento, como continuou sua defesa em prol da governança e sustentabilidade, alguns anos depois conquistou pelo voto dos profissionais de investimento do Brasil o Prêmio Apimec – categoria Profissional de Investimento. Possui também trabalhos desenvolvidos para entidades de classe e cooperativas e com algumas organizações da sociedade civil de interesse público em caráter pro bono.

Participou da XVIII Conferência ACI (Aliança do Cooperativismo Internacional) das Américas, como ouvinte e palestrante, abordou o tema "A importância da governança sustentável para uma cooperativa". Atuou no “Curso de Formação de Conselheiros” do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), nos cursos de pós-graduação da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), no “Curso de Abertura de Capital da FIA/USP”, no curso “Formação em Mercado de Capitais da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)”, através da Regional Sul da Apimec.

Tatiana Assali

Tatiana Assali

Head of Latin America, Global Networks & Outreach, PRI

Tatiana iniciou no PRI em outubro de 2014, trazendo uma vasta experiência em relações com investidores e comunicação corporativa e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais.

Entre suas principais atividades, trabalhou na tesouraria do Banco Santander Brasil e foi sócia-gerente por cinco anos na MZ Consult, uma grande consultoria de relações com investidores no Brasil, onde era responsável por uma extensa carteira de clientes, composta de empresas de todos os tamanhos e segmentos de mercado.

Em sua trajetória, acumula a participação no Programa de Treinamento Certificado GRI; especialização no programa FGV-PEC, nos cursos de Sustentabilidade e Gestão Social Empresarial e Negócios Internacionais e Comércio Exterior; e em Psicologia Econômica, pela FIPECAFI. É graduada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, pela Universidade Paulista.

CONTATO

Obrigado. Sua mensagem foi enviada
Erro, e-mail não enviado
Fone: 55 11 3104-1491
contato@esglatam.com.br

Este evento concederá 2 créditos para o PEC – Programa de Educação Continuada da APIMEC